Home » Sem categoria » PÓLIPO ENDOMETRIAL: DO QUE SE TRATA?

PÓLIPO ENDOMETRIAL: DO QUE SE TRATA?

Pólipo endometrial é um tumor benigno da parte interna do útero (endométrio) e acomete algumas mulheres principalmente na época próxima a menopausa. Em alguns casos, pode ser absolutamente assintomático, mas as mulheres comumente apresentam alterações menstruais para mais, como aumento do fluxo menstrual, aumento da duração da menstruação e cólicas menstruais.

Algumas mulheres em idade reprodutiva e com infertilidade, podem ter um pólipo endometrial como uma de suas causas.

Num percentual pequeno, estes pólipos podem estar associados com um potencial de malignização, ou seja, podem apresentar uma capacidade de transformação em câncer de endométrio.

De uma forma geral, os pólipos endometriais são suspeitados na presença de sintomas menstruais como os descritos no início, e quando na realização dos exames de ultrassonografia transvaginal verifica-se uma imagem com suas características.

O diagnóstico definitivo consiste na visualização direta o pólipo, bem como sua retirada para análise anatomopatológica. O procedimento de eleição para este fim é a Vídeo-histeroscopia que consiste em se realizar uma “endoscopia” de dentro da cavidade do útero. Na grande maioria das vezes, este procedimento realizado em centro cirúrgico e sob anestesia, pode visualizar a lesão, bem como retirá-la. A mulher recebe alta no mesmo dia, praticamente sem nenhum desconforto ou dor. Esta cirurgia faz parte do grupo das Cirurgias Minimamente Invasivas.

Este pólipo retirado é encaminhado ao laboratório para sua análise e quando constatado sua benignidade, é só fazer o seguimento ultrassonográfico a cada seis meses. Quando verificado que o pólipo é maligno deve-se fazer o tratamento complementar, que é a cirurgia mais radical com a devida complementação com radio e/ou quimioterapia se necessários.

Portanto, a prevenção é sempre a melhor forma de se garantir uma vida saudável! Cuide-se!

Um abraço,

Dr. Edilson C. Ogeda

83 Responses so far.

  1. Carmem Maria Cassuriaga da Silva disse:

    Não entendo se ele costuma aparecer pós menopausa,já fez 15 anos da minha,pois minha menstruação acabou com 45 e hoje estou com 60 anos,é a segunda vez que retiro pólipos e miomas,minha sorte é que até agora são benignos.Eu pergunto sera que isso vai ser até minha morte?

    • Prezada Carmen.
      Às vezes os pólipos endometriais podem acontecer em algumas mulheres com mais frequencia do que em outras. O mais importante é manter a realização dos exames com regularidade e frequência e deixar a saúde em dia.
      Um abraço,
      Dr. Edilson Ogeda.

  2. fatima disse:

    tenho um polipo endometrial de 1,5cmx1,7cm gostaria de saber se é um cancer, e se for o que tenho que fazer? desde já abradeço sua atenção!

  3. Janilde flor disse:

    Tenho pólipo endometrial.
    gostaria de saber quais o sintomas que ele causa, pois sinto muita cólica e dor nas pernas descobri a mais de 2 anos e ainda não fiz cirurgia, quais são os riscos?.

    • Prezada Janilde,
      Os pólipos podem causar sangramentos com fluxos mais intensos nos períodos menstruais, ou mesmo fora dele; cólicas menstruais também podem ocorrer. Os riscos principais estão relacionados a manutenção ou piora dos sintomas e sua interferência com outros sistemas ou órgãos do corpo.
      Procure seu médico ginecologista e coloco sua saúde em dia.
      Um abraço,
      Dr. Edilson Ogeda

  4. Dr. gostei da orientaçao, pois vou tomar as providencias , fazer os exames necessario. Obg.

  5. eu fui diagnosticada com pólipos endometrial, estou com medo de que possa virar cancer o que faço

  6. Daniele disse:

    Boa noite, eu gostaria de saber se essa doença mesmo apos realizada a cirurgia de histerectomia utrina, pode surgir em outro orgão como ovarios e trompas?

  7. luciana da conceição ribeiro disse:

    ola! eu fiz uma trasvaginal e a opiniao da medica q fez o exame esta desta forma:imagem sugestiva de polipo endometrial.observação importante correlacionar com dados clinicos epidemiologicos da paciente.

  8. marcia michiles disse:

    Agora ficou mais. claro. Eliminei dois polipos apos tomar contracept. Tem chance de aparecer outros?

  9. Marleide Araujo Bezerra Teodoro disse:

    Foi descoberto um pólipo em mim agora em meu último exame de rotina. Portanto a médica disse que posso ficar acompanhando via usg. Mas até agora não procurei a opinião de outro profissional. Pólipo de 12mm.Na sua opinião posso acompanhar também ou já providenciar a retirada. Desde já grata!

    • Prezada Marleide,
      Na grande maioria das vezes os pólipos podem ser retirados pela vídeo-histeroscopia cirúrgica sem grandes problemas. Pólipos maiores podem não desaparecer com o tempo. Portanto, se não for retirá-lo, será necessário acompanhamento ultrassonográfico regular.
      Um abraço,
      Dr. Edilson Ogeda

  10. bom dia, dr. edilsom a minha esposa rosangela silva faustino estar com polipos endometriais.utero extenso e muito liquido indicacao; o gesta.usg comsuspeita de polipo. menorragias. idade dela e 42 anos.

    • Prezado Luiz,
      Será necessário fazer uma avaliação clínica e por exames de imagem adequada, para depois estabelecer a melhor conduta. Existem muitas alternativas de tratamento adequados para cada caso.
      Procure uma avaliação ginecológica para a sua esposa.
      Um abraço,
      Dr. Edilson Ogeda.

  11. maria caroline disse:

    oi eu tenho 22 anos e descobri que tenho polipo a tres anos descobri ela quando ganhei meu filho em uma cezaria,gostaria muito de saber se e possivel a situaçao se agravar com o anos q se passam? nao fui atras de resolver isso ainda…

    • Prezada Maria Caroline, é importante uma nova avaliação com seu médico, e caso persista o problema, ele saberá indicar como e quando será possível resolvê-lo.
      Um abraço,
      Dr. Edilson Ogeda

      • manuela disse:

        oi doutor,fiz uma curetagem dia 142\14,e antes desse procedimento não havia pólipo,e na revisão com oito dias a endo mostrou um provável pólipo no meu endométrio.Tem com tratar,ou será decorrente do procedimento cirúrgico?Posso engravidar?

        • Prezada Manuela,
          Somente após uma adequada avaliação de seu caso é possível responder a todas estas perguntas.
          O pólipo endometrial é mais adequadamente removido através de video-histeroscopia.
          Um abraço,
          Dr. Ogeda

  12. Prezada Suely,
    Faça o procedimento com segurança e retorne a sua atividade diária para usufruir da vida com qualidade.
    Boa sorte!
    Um abraço,
    Dr. Edilson Ogeda.

  13. rosilda de sousa disse:

    fiz o exame do abdome total e deu polipo endometrial medindo 1,0 cm.estou muito preocupada pois minha irma teve cancer e minha mae tambem.

  14. adriana disse:

    Olá doutor,gostaria de saber se após a retirada dos polipos ,a menstruação diminui?

  15. Maria Couto disse:

    Recentemente fiz uma histeroscopia, mas não fui comunicada que foi retirado o polipos, só me deram um Laudo e que seria feito a biópsia. Por isso vou voltar na ginecologista pra saber a verdade,
    Gostaria de saber se o procedimento da histeroscopia é feita pra retirada do polipos ou pode ser feita depois

    • Prezada Maria Couto,
      A histeroscopia é um procedimento realizado para quaisquer necessidades de se observar a cavidade uterina. O pólipo endometrial é o mais comum destas indicações. Converse com sua ginecologista para você poder entender melhor.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  16. Valquiria disse:

    Olá, minha mãe tem 67 anos e fez uma histeroscopia diagnostica, pois tem um espessamento endometrial de 16mm. Ela não sente nada, e não tem sangramento, mas estou preocupada. Pode ser algo grave? Obrigada

  17. MARIA LUCIA disse:

    ONTEM DESCOBRI QUE TENHO POLIPO ESTOU SUP NERVOSA,TENHO 58 E MINHA ULTIMA MENTRUACAO VEIO QUANDO TINHA 36 ,SEMPRE FACO PREVENSAO PQ SO AGORA FOI DESCOBERTO.

  18. Renata disse:

    Dr. minha mãe realizou a histeroscopia cirúrgica e a conclusão do exame foi: Polipo endometrial – Alterações involutivas, atrofia cistica. O que significa essa conclusão?

    Muito Obrigada,

    Renata.

  19. marilene nunes disse:

    eu fiz minha ultra vaginal constatou que estou com polipo em endometrial o que devo fazer ??

  20. Magna Rodrigues de Oliveira disse:

    Fiz uma histeroscopia cirúrgica há 7 dias para retirada de polipos. Gostaria de saber quanto tempo ainda tenho que ficar de repouso (se é repouso absoluto ou não) e sem ter relações sexuais.

    • Olá Magna.
      Seu médico saberá responder de forma clara e satisfatória para você. Normalmente pedimos abstinência sexual até que toda a parte interna do útero esteja plenamente restaurada.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  21. Ana Lucia disse:

    Pólipo endometrial pode causar dores na região lateral direita do baixo ventre?

  22. juliana moura disse:

    Bom dia,dr.eu sofro com pólipo editorial a mais de dois anos,uma semana antes da menstruacao minha barriga incha,sinto colicas,e sai um liquido rosa com uma gelatina com fios de sangue,saindo isso tudo volta ao normal,ai vem a menstruacao com fluxo intenso e muitos pedacos de sangue cogulado. So tenho uma vida tranquila logo apos a menstruacao uma semana so, tenho sentido muita irritabilidade e ondas de calor….tenho 32 anos.por favor me ajude

    • Prezada Juliana,
      O ideal é você não sofrer mais. Agende uma consulta com seu ginecologista, que irá reavaliar o seu caso, e propor o melhor tratamento para você ter uma vida com uma qualidade melhor.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  23. Maria Antonia disse:

    Dr gostaria de saber se acima de 60 anos tem chance dos polipos serem benigos.

    • Prezada Maria Antonia,
      Mesmo após os 60 anos, os pólipos endometriais tem mais chances de serem benignos do que malignos.
      O importante é realizar a retirada deles para o adequado diagnóstico e conduta.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda

  24. mayRa disse:

    bom dia descobri q tenho polipo endometrial estou tentando engravidar tamando dnt solicitado pela medica porem ela so me disse q era uma carne no utero falo q iria fazer prevencao so q ate agora nada oque devo fazer?

  25. Regia Maia disse:

    Prezado doutor.

    Tenho 43 anos e a anos venho sentindo fortes cólicas menstruais e dores nas pernas, então em uma consulta com ginecologista descobri que tenho um mioma subseroso e um pólipo no endométrio com 1 cm então o medico me encaminhou para fazer uma histeroscopia para retirada do pólipo. Como sou laqueada e já tenho meus filhos eu e meu marido pedimos para que fosse feito logo a retirada do útero mas o doutor disse que não será uma boa porque vou antecipar minha menopausa e isso pode me causar outros vários problemas o que o senhor me diria?

    Posso me sentir mais mal do que me sinto hoje com a retirada do útero?

    Desde já agradeço.

    Régia

    • Prezada Regia,
      A decisão depende de vários fatores como decisão do casal, risco / benefício da realização de cada cirurgia, desejo reprodutivo, presença de outros problemas de saúde associados e etc. Esta decisão deve ser compartilhada com seu médico. A vídeo-histeroscopia pode ser suficiente para retirada dos pólipos, com um período de internação bem pequeno, e uma recuperação muito mais rápida. Impossível dos pólipos retornarem, não é. A retirada do útero é uma cirurgia bem maior, tempo de internação também maior, assim tb como sua recuperação mais longa. Porém, os pólipos não retornarão mais. Isso tudo deve ser levado em consideração ao decidir por qual cirurgia você fará.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda

  26. Daniele Ourives disse:

    oi,boa tarde dr. Edilson,eu tenho 34 anos fiz a ultrassom trasvaginal e deu que estou com um pólipo de 8,omm e cisto no ovário direito de 16mm.Eu estou muito preocupada,já marquei minha consulta,mais até lá não vou conseguir me alcamar,preciso da sua opinão.Obrigado

    • Olá Daniele,
      Fique tranquila. A grande maioria dos pólipos não representam problemas sérios. Faça a sua consulta e programe a video-histeroscopia para a retirada com seu médico. O cisto de ovário deve ser cisto folicular, ou seja, de desenvolvimento normal do ovário.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda

  27. zanaide dias disse:

    Tenho 43 anos meu fluxo menstrual aumentou bastante fui na ginecologista ,ela solicitou uma ultrasom transvaginal eu fiz e aparecue váios polipos no endometrio , estou em dúvida se realize uma histeroscopia ou uma histerectomia que no caso da histeroscopia tem a chance de voltar tudo e no caso da histerectomia eu fico livre. Qual sua opinião ? O que devo fazer ? Minha ginecologísta falou para mim escolher ??? OBRIGADA PELA ATENÇÃO .

    • Olá Zanaide,
      A decisão depende de vários fatores como decisão do casal, risco / benefício da realização de cada cirurgia, desejo reprodutivo, presença de outros problemas de saúde associados e etc. Esta decisão deve ser compartilhada com seu médico. A vídeo-histeroscopia pode ser suficiente para retirada dos pólipos, com um período de internação bem pequeno, e uma recuperação muito mais rápida. Impossível dos pólipos retornarem, não é. A retirada do útero é uma cirurgia bem maior, tempo de internação também maior, assim tb como sua recuperação mais longa. Porém, os pólipos não retornarão mais. Isso tudo deve ser levado em consideração ao decidir por qual cirurgia você fará.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda

  28. ROSANIA CARVALHO disse:

    Dr. Estou com um pólipo endometrial e o meu ginecologista indicou a cirurgia para retirada do ÚTERO. Devo procurar outro profissional e uma segunda opinião?

    Obrigada,

    Rosania

    • Olá Rosania.
      A relação médico paciente deve passar tranquilidade, segurança e paz no coração. Talvez você esteja com algum outro problema associado ao pólipo que ele julgou ser adequado a cirurgia mais radical. Discuta com ele sobre as suas dúvidas e medos. Se você tiver paz no seu coração, continue. Do contrário, peça uma segunda opinião.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  29. Eunice disse:

    Fiquei sabendo hoje que tenho Pólipo endometrial.

    Se ocorrem em mulheres próximo a menopausa, qual pode ter sido o motivo do meu, se tenho apenas 20 anos?

  30. Maria José Lopes Ferreira disse:

    Hoje fiz uma videohisteroscopia para retirada de um polipo uterino de7 mm. A doutoura disse que naõ gostou do aspecto ( da cor ) e perguntou há quanto tempo eu usei o creme Colpotrofine. Eu usei mais de dois meses pois o exame foi muito adiado pela clínica. Podia ser isso Foi para biopsia mas estou preocupada. Todos os anos faço exames preventivos e nunca deu nada. Tenho 71 anos e nao sinto nada. Se for cancer qual o procedimento medico e sintomas. Obrigada.

    • Prezada Maria José,
      O uso deste creme não interfere na presença ou não de pólipos endometriais. Após a video-histeroscopia, todo o material retirado sempre vai para estudo anátomo-patológico, o que muitas pessoas chamam de biópsia. Apenas com o resultado pode-se ter certeza do diagnóstico e qual a conduta a seguir. Muitos problemas de saúde não dão sintomas. O exame preventivo (Papanicolaou) observa apenas problemas do colo uterino, e não serve para demais problemas ginecológicos.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda

  31. Luciane Oliveira Dos Santos De Sousa disse:

    Oi Dr. Edilson…fiz ontem a retirada de um polipo endometrial…to sentindo o pe da minha barriga ainda um pouco dolorido…O Senhor Podera Me Dizet Se Isso E Normal Apos O Procedimento?

  32. carla gouvêa disse:

    Boa tarde Doutor,

    tenho 25 anos e acabei de fazer uma ultrassom transvaginal. A médica que fez o exame me disse que tenho pólipo endométrio. O que é isso? É GRAVE?É necessário cirurgia?? Estou preocupada, pois nunca ouvi falar.

    Abraço.

    • Olá Carla,
      Como você pode observar no texto sobre pólipo endometrial, o mesmo não costuma ser grave. Na grande maioria das vezes é benigno. Sua retirada é realizada através de um procedimento chamado vídeo-histeroscopia, que pode requerer uma internação de menos de 01 dia.
      Fique na Paz!
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  33. gislene disse:

    Dr. eu gostaria de saber, quem tem pólipos endometricos medindo 4 e outro 7mm, descobertos agora, Isto, mesmo depois da retirada ou fazendo a vídeo, pode causar infertilidade? Estou prestes a casar e preciso saber a correlação entre pólipos endometriais e não poder ter filhos. Aguardo.

    • Olá Gislene.
      Os pólipos podem atrapalhar a mulher engravidar, porém raramente são causa de infertilidade definitiva. Apenas faça o procedimento para retirada dos mesmos e relaxe. Fique tranquila!
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  34. Raquel Moreira disse:

    Dr. Edilson, boa noite !

    A pouco tempo descobri um pólipo endometrial, e estou aguardando para fazer outros exames e talvez a cirurgia. Porém, estou com sangramento pós ciclo, um pequeno sangramento com odor desagradável, desde que descobri o pólipo, este mês é o primeiro que continuei com sangramento com odor ruim. Isto é devido ao pólipo, ou a coisa pode ter piorado.

    Desde já agradeço !

    Raquel Moreira.

  35. silvania g disse:

    ola min ajuda estou com 41 anos fui ao medico contastou que estou com polido e 4 miomas 3 pequeno 1 grande devo tirar o utero obrigado

    • Olá Silvania.
      Seu médico terá condições de analisar seu caso, número de miomas, tamanho, localização e sintomas e fará a melhor opção de tratamento cirúrgico, se a retirada do útero (histerectomia) ou apenas do pólipo (video-histerocopia cirúrgica).
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  36. Danielle disse:

    Retirei um pólipo do endométrio e já recebi o resultado da biopsia. Estou muito nervosa, a consulta para minha médica está distante e não sei o que quer dizer a conclusão: “PÓLIPO ENDOMETRIAL FUNCIONAL”
    Poderia me ajudar? Obrigada e um abraço!

    • Olá Danielle.
      Normalmente os resultados da biópsia vão direto para o médico que realizou. Acho estranho ter direto ao paciente. Mas, de qualquer forma, este resultado é benigno. Ligue e agende a consulta de retorno pós-operatório com sua médica, que poderá informá-la mais adequadamente.
      Um forte abraço,
      Dr. Ogeda

  37. célia regina disse:

    E quanto seria aproximadamente o valor da cirurgia?

    • Olá Célia,
      Os valores do procedimento variam bastante em função da equipe médica, do hospital escolhido, laboratório para a análise da material e etc.
      Por isso, converse com seu médico a respeito.
      Um abraço,
      Dr. Ogeda.

  38. ana cizotto disse:

    Gostaria de saber se após a cirurgia para retirada de polipos endometriais a mulher ja volta a trabalhar no outro dia pos cirurgia aguardo retorno.
    Obrigada

  39. Jane Santos disse:

    Olá Dr.
    Fiz uma tranvaginal de rotina e o resultado foi “Provável Pólipo Endometrial” . Tenho probabilidade de engravidar diante deste resultado?Pois todos meus exames não acusaram nenhum outro problema.Pretendo engravidar no final deste ano.Desde já agradeço!!

    • Olá Jane.
      Converse com seu médico a possibilidade da realização da video-histeroscopia, seja diagnóstica, ou a cirúrgica conforme a opinião. Isso deixará as dúvidas de lado, e vc poderá pensar na gestação sem problemas.
      Um forte abraço,
      Dr. Ogeda

  40. Lucilia da Silva Souza disse:

    Prezado Drº. Edilson!
    Meu nome é Lucilia , tenho 37 anos, sou casada a 02 anos e ainda não tenho filhos. Estou planejando com cuidado pois, já venho fazendo tratamentos de saúde desde os meu 16 anos de idade.
    Quando tive 16 anos , fui operada de ambas as mamas para retiradas de nódulos benignos diversos que surgiram em meu seios. tirei um total de 11 nódulos na época e desde então me surgiram mais uns 12 nódulos novamente distribuídos nas duas mamas e graças a Deus são todos de origem benigna. Tenho alto risco dessa doença do câncer de mama, pois, já perdi avó, tia e atualmente mais duas tias trata da doença e duas irmãs também tratam deste mal que assusta a minha família.
    Além desses nódulos nos seios , já retirei um cisco ovariano em 2010 e no final de 2011 me surgiu um mioma uterino sem gravidade , mas, que tem alterado meu fluxo menstrual que é um período de intervalo de apenas 20 a 21 dias no máximo.
    já tive anemia forte e atualmente tenho anemia ferropriva, onde meu nível de ferro continua baixo .
    Para piorar as coisas em 12/2013 foi detectado agora um pólipo endometrial. E isso está me provocando menstruações muito mais intensas mais parecido com hemorragia, que só para com a medicação transamin que minha médica me passou.
    Pergunta: Qual a gravidade de uma gravidez ocorrer neste período? Será que eu , mesmo com o nível ferro baixo conseguirei manter essa gravidez? isso não vai trazer problemas para a criança para mim?
    Farei uma cirurgia para retirada do pólipo!
    Faço-lhe essa pergunta porquê meu marido está doido para ser pai e eu o expliquei sobre o meu problema que é delicado e precisa ser tratado primeiro antes de se pensar em filhos.

    • Prezada Lucila,
      Se você engravidar, o pólipo não acarretará problemas à gestação. Quanto a anemia ferropriva apenas fazer a reposição de ferro. Vai dar tudo certo. Porém, seria mais indicado a retirada do pólipo através da video-histerocopia. O fluxo menstrual deve melhorar e sua qualidade de vida também.
      Um forte abraço,
      Dr. Ogeda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>